sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Palavra de reflexão para o final de semana
Disse Jesus: -Eu sou a ressurreição e a vida,quem crê em mim,ainda que esteja morto viverá.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Termos integrantes de uma oração
SUJEITO
Sujeito é o termo da oração do qual se afirma ou se nega algo.
Exemplos:
João andava de bicicleta.
Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”
O núcleo do sujeito è a palavra principal, que encerra a essência de sua significação.
Exemplo:
Os cravos brancos embelezam os campos. (a palavra cravos é o núcleo do sujeito)
Predicado é tudo que se afirma do sujeito. Na análise de uma oração, destacamos o sujeito e tudo o que restar, exceto o Vocativo, será predicado.
Exemplos:
Alberto agiu com calma.
Caiu a prateleira da parede.
Chove.
TIPOS DE SUJEITO:
Sujeito Simples é aquele com só um núcleo.
Exemplos:
Quem descobriu o Brasil?
As flores morreram.
Sujeito Composto é aquele que tem mais de um núcleo
Exemplos:
O rapaz e a moça estavam namorando.
Demitiram o gerente e o vendedor.
Sujeito Elíptico (ou oculto) é aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelo contexto.
Exemplos:
Levantarei cedo. (sujeito oculto: eu)
Comeu e foi embora. (sujeito oculto: ele)
O médico chegou ao hospital. Realizou varias cirurgias e voltou para casa. (sujeito elíptico: o médico)
Sujeito Indeterminado é aquele que existe, mas não podemos ou não queremos identifica-lo com precisão.
Ocorre em 2 casos:
Quando o verbo está na 3a pessoa do plural, sem referência a nenhum substantivo anteriormente expresso.
Exemplos:
Anunciaram a morte do governador.
Batem a porta.
Com verbo: intransitivo (VI), transitivo indireto (VTI) ou de ligação (VL) acompanhados da partícula SE chamada de índice de indeterminação do sujeito (IIS).
Exemplos:
Vai-se à chácara por este caminho.(VI)
Precisa-se de balconistas. (VTI)
Vive-se bem. (VI)
Falava-se alto. (VI)
Era–se feliz naquele tempo.(VL)
Orações sem sujeito são orações cujos verbos são impessoais, com sujeito inexistente.
Ocorrem nos seguintes casos:
Com verbos que se referem a fenômenos meteorológicos.
Exemplos:
Ventava muito durante o dia.
Anoitece mais tarde no verão.
Chovia naquela tarde.
Com o verbo HAVER no sentido de existir ou a tempo decorrido.
Exemplos:
Havia crianças correndo. (=existiam crianças)
Há dois meses não o vejo (=tempo decorrido)
Com o verbo Houve no sentido de ocorreram.
Exemplos:
Houve vários acidentes.(Ocorreram vários acidentes)
Com o verbo FAZER referindo-se a fenômeno meteorológico ou a tempo decorrido.
Exemplos:
Fazia 32° à noite. (FAZER referindo-se a fenômenos meteorológicos)
Faz doze anos que não o vejo. (FAZER referindo-se a tempo decorrido)
Com o verbo SER referindo-se a datas, horas e distância.
Exemplos:
Hoje é dia 10. (Referindo-se à data)
É uma hora. (Referindo-se à hora)
São quatro horas. (Referindo-se à hora)
Daqui ao meu colégio são quatro quarteirões. (Referindo-se à distância)
LEMBRE-SE:
Os verbos que se referem a fenômenos meteorológicos podem, em linguagem figurada, ser empregados como verbos pessoais.
Exemplos:
Confetes choviam sobre as meninas. (Confetes=sujeito de chover)
Eles trovejavam de tanta raiva. (Eles=sujeito de trovejaram)
Pedro amanheceu morto (Pedro=sujeito de amanheceu)
A oração “Houve grandes festas” não tem sujeito (trata-se de uma oração sem sujeito); todavia, na oração “Existiram grandes festas” o sujeito é grandes festas. O verbo existir é pessoal, admitindo sujeito.
Os verbos impessoais, isto é, sem sujeito devem permanecer na 3a Pessoa do singular. Observe os verbos HAVER E FAZER. Se estes verbos vierem formando uma locução verbal com outro verbo (verbo auxiliar: dever, poder,costuma, começar a, continuar a, etc) este outro fica impessoal ficando na terceira do singular.
Exemplos:
Deve haver duas mil pessoas.
Vai fazer um ano que não o vejo.
Costuma haver muitas festas aqui.
Há de haver esperanças.
O verbo ser impessoal concorda com o predicativo (è o único caso em que podemos encontrar um verbo impessoal no plural)
Exemplo:
Hoje são 12 de abril.
Eram oito horas quando chegamos.
PREDICADO
Predicado Nominal
O núcleo é um nome (predicativo do sujeito). É formado por verbo de ligação+predicativo.
Predicado Verbal
O núcleo é um verbo. Logo, não apresenta predicativo. É formado por verbos transitivos e intransitivos.
Predicado Verbo-Nominal
Há dois núcleos (um verbo e um nome).Logo, é formado por predicativo com verbo transitivo ou intransitivo.
Orlando de Oliveira
Graduado em Pedagogia
Sujeito é o termo da oração do qual se afirma ou se nega algo.
Exemplos:
João andava de bicicleta.
Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”
O núcleo do sujeito è a palavra principal, que encerra a essência de sua significação.
Exemplo:
Os cravos brancos embelezam os campos. (a palavra cravos é o núcleo do sujeito)
Predicado é tudo que se afirma do sujeito. Na análise de uma oração, destacamos o sujeito e tudo o que restar, exceto o Vocativo, será predicado.
Exemplos:
Alberto agiu com calma.
Caiu a prateleira da parede.
Chove.
TIPOS DE SUJEITO:
Sujeito Simples é aquele com só um núcleo.
Exemplos:
Quem descobriu o Brasil?
As flores morreram.
Sujeito Composto é aquele que tem mais de um núcleo
Exemplos:
O rapaz e a moça estavam namorando.
Demitiram o gerente e o vendedor.
Sujeito Elíptico (ou oculto) é aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelo contexto.
Exemplos:
Levantarei cedo. (sujeito oculto: eu)
Comeu e foi embora. (sujeito oculto: ele)
O médico chegou ao hospital. Realizou varias cirurgias e voltou para casa. (sujeito elíptico: o médico)
Sujeito Indeterminado é aquele que existe, mas não podemos ou não queremos identifica-lo com precisão.
Ocorre em 2 casos:
Quando o verbo está na 3a pessoa do plural, sem referência a nenhum substantivo anteriormente expresso.
Exemplos:
Anunciaram a morte do governador.
Batem a porta.
Com verbo: intransitivo (VI), transitivo indireto (VTI) ou de ligação (VL) acompanhados da partícula SE chamada de índice de indeterminação do sujeito (IIS).
Exemplos:
Vai-se à chácara por este caminho.(VI)
Precisa-se de balconistas. (VTI)
Vive-se bem. (VI)
Falava-se alto. (VI)
Era–se feliz naquele tempo.(VL)
Orações sem sujeito são orações cujos verbos são impessoais, com sujeito inexistente.
Ocorrem nos seguintes casos:
Com verbos que se referem a fenômenos meteorológicos.
Exemplos:
Ventava muito durante o dia.
Anoitece mais tarde no verão.
Chovia naquela tarde.
Com o verbo HAVER no sentido de existir ou a tempo decorrido.
Exemplos:
Havia crianças correndo. (=existiam crianças)
Há dois meses não o vejo (=tempo decorrido)
Com o verbo Houve no sentido de ocorreram.
Exemplos:
Houve vários acidentes.(Ocorreram vários acidentes)
Com o verbo FAZER referindo-se a fenômeno meteorológico ou a tempo decorrido.
Exemplos:
Fazia 32° à noite. (FAZER referindo-se a fenômenos meteorológicos)
Faz doze anos que não o vejo. (FAZER referindo-se a tempo decorrido)
Com o verbo SER referindo-se a datas, horas e distância.
Exemplos:
Hoje é dia 10. (Referindo-se à data)
É uma hora. (Referindo-se à hora)
São quatro horas. (Referindo-se à hora)
Daqui ao meu colégio são quatro quarteirões. (Referindo-se à distância)
LEMBRE-SE:
Os verbos que se referem a fenômenos meteorológicos podem, em linguagem figurada, ser empregados como verbos pessoais.
Exemplos:
Confetes choviam sobre as meninas. (Confetes=sujeito de chover)
Eles trovejavam de tanta raiva. (Eles=sujeito de trovejaram)
Pedro amanheceu morto (Pedro=sujeito de amanheceu)
A oração “Houve grandes festas” não tem sujeito (trata-se de uma oração sem sujeito); todavia, na oração “Existiram grandes festas” o sujeito é grandes festas. O verbo existir é pessoal, admitindo sujeito.
Os verbos impessoais, isto é, sem sujeito devem permanecer na 3a Pessoa do singular. Observe os verbos HAVER E FAZER. Se estes verbos vierem formando uma locução verbal com outro verbo (verbo auxiliar: dever, poder,costuma, começar a, continuar a, etc) este outro fica impessoal ficando na terceira do singular.
Exemplos:
Deve haver duas mil pessoas.
Vai fazer um ano que não o vejo.
Costuma haver muitas festas aqui.
Há de haver esperanças.
O verbo ser impessoal concorda com o predicativo (è o único caso em que podemos encontrar um verbo impessoal no plural)
Exemplo:
Hoje são 12 de abril.
Eram oito horas quando chegamos.
PREDICADO
Predicado Nominal
O núcleo é um nome (predicativo do sujeito). É formado por verbo de ligação+predicativo.
Predicado Verbal
O núcleo é um verbo. Logo, não apresenta predicativo. É formado por verbos transitivos e intransitivos.
Predicado Verbo-Nominal
Há dois núcleos (um verbo e um nome).Logo, é formado por predicativo com verbo transitivo ou intransitivo.
Orlando de Oliveira
Graduado em Pedagogia
Textos de Língua Portuguesa/Atividades de matemática
Aluno(a): ______________________________________________ Data: __/__/__
Professor (a): ____________________________________________
Disciplina: Língua Portuguesa 5º Ano
ATIVIDADE 1
Leia o texto com atenção:
As Bruxinhas
Galatéia e Brunevides estavam tomando sol nas seringueiras da praça. Tinham acabado de chegar em suas vassouras mágicas. Eram duas bruxinhas minúsculas que adoravam aventuras. Então, cansadas de só fazer o mal, lá no castelo onde moravam, resolveram ir para a cidade. E agora, na vila, preparavam-se para fazer as mais incríveis benfeitorias. E, ainda por cima, por encomenda. No meio das plantas enxergaram um sapo. Galatéia fez a voz mais doce que podia e perguntou:
- Ei, amigo sapo, que tal virar príncipe?
O sapo abriu e fechou os olhos:
- Sei não.
- Como é que não sabe? Insistiu a bruxa Galatéia, enquanto Brunevides apoiava, fazendo sinais com a cabeça. Quer vida melhor que a de príncipe?
- Como é vida de príncipe? Quis saber o sapo, curioso. E Brunevides, paciente, explicou:
- Vida de príncipe é uma beleza! Não faz nada o dia inteiro. Come-se do bom e do melhor e ainda por cima desencantam-se princesas com um beijo.
- Vamos por partes – disse o sapo, bocejando.
- Não fazer nada o dia inteiro deve ser chato pra burro. Comer do bom e do melhor é
questão de gosto; depende muito do que se come.
- Faisão assado, javali na brasa...
- Puft! – cuspiu o sapo – quanta porcaria!
- E a terceira é ainda pior. Imagine desencantar princesas adormecidas há séculos. Só dando um bom banho nelas antes...
- Ô seu sapo sem romantismo! – bufou a Galatéia.
- Quer dizer que você não quer ser príncipe?
- Pra falar a verdade, prefiro continuar sendo sapo. Caço o dia inteiro e nem vejo o dia passar; gosto de comer moscas e não javalis na brasa; e ainda vou me casar, no mês que vem, com uma linda sapa que nunca dormiu tanto assim e, além do mais é muito cheirosa...
( CHAVES, Maurismar e Almeida, Marina. Língua Portuguesa. Editora Tropical)
É preciso refletir sobre as decisões que você tomará em sua vida, porque fazemos escolhas
e nem sempre a escolha feita por seu colega é a melhor para você.
É preciso refletir sobre as decisões que você tomará em sua vida.
2) Após a leitura do texto “ As Bruxinhas” responda as questões abaixo:
a) Se você fosse o sapo, queria ou não ser transformado em príncipe? Por quê?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b) No texto, como a bruxa Brunevides, descreve a vida de príncipe?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
c) Escreva um motivo que o sapo comentou no texto para não querer virar príncipe. ________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
d) Por que as bruxinhas resolveram ir para a cidade abandonando o castelo?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
e) O texto fala de duas bruxinhas que deixaram de fazer maldades e resolveram fazer o bem.
Você acredita que alguém que vive fazendo o mal pode mudar? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
3) Leia o parágrafo a seguir. Observe que os substantivos originais do texto foram
retirados. Complete os espaços com outros substantivos que se encaixam no trecho abaixo.
Galatéia e Brunevides estavam tomando sol nas __________________da praça.
Tinham acabado de chegar em suas ________________mágicas. Eram duas
______________minúsculas que adoravam aventuras. Então, cansadas de só fazer o mal, lá no ___________onde moravam, resolveram ir para a______________. E agora, na
_______________, preparavam-se para fazer as mais incríveis benfeitorias. E, ainda por
cima, por encomenda. No meio das plantas enxergaram um ____________________.
Usamos expressões para indicar características dos substantivos. Estas palavras que
acompanham o substantivo são chamados de adjetivos.
4) Leia o trecho abaixo e escreva os dois adjetivos usados para caracterizar a sapa.
“...e ainda vou me casar, no mês que vem, com uma linda sapa que nunca dormiu tanto assim e, além do mais é muito cheirosa...”
_____________________ __________________
5- Na sua opinião, como as bruxinhas se sentiram com a decisão do sapo?
Escreva um parágrafo, de duas a quatro linhas, para finalizar a história .
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE 2
Como nascem os filhotes de jacaré
Uma fêmea de jacaré, por exemplo, pode colocar até 40
ovos. Os jacarés são os únicos répteis que não abandonam o ninho
até a hora do nascimento. Elas são excelentes mães e acompanham o filhote desde a saída
do ovo até a entrada deles no rio.
Então, é bom olhar o bichinho aí, só de longe, né? E não é pra menos que eles andem
assustados... Infelizmente, sua pele é perseguida pelos caçadores que a vendem para a
confecção de bolsas, cintos e malas. Esta caça predatória põe em risco não só a vida do
próprio jacaré, como a do meio ambiente onde vivem.
1 – O texto acima esta escrito no pretérito, presente ou futuro? O que você observou para chegar a essa conclusão?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2 – Re-escreva o 1º parágrafo do texto acima, passando os verbos para o futuro do pretérito. (inclusive o título) :
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Leia:
MATERIAL ESCOLAR – UMA DAS COISAS MAIS GOSTOSAS DE ESTUDANTE
Pensando nisso Toquinho e Mutinho fizeram esta música:
Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o BÊ-A-BÁ em todos os desenhos
coloridos vou estar. A casa , a montanha, duas nuvens no céu e um sol a sorrir no papel.
Sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver ,te acompanhar nas
provas bimestrais, você vai ver. Serei sempre seu confidente fiel, se seu pranto molhar meu
papel.
Sou eu que vou ser seu amigo, vou lhe dar abrigo, se você quiser quando surgirem seus
primeiros raios de mulher. A vida se abrirá num feroz carrossel e você vai rasgar meu papel.
O que estará em mim comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer. Só peço a você um favor, se
puder: não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho e Mutinho. Toquinho e Suas Canções Preferidas .
4 – Pense em todo material escolar que você possui e diga qual é o que mais você gosta.Por
quê? Escreva em forma de um texto infográfico.( valor 1,0 )
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
5) As propagandas nos estimulam a comprar determinados produtos. E muitas vezes
nós compramos, mesmo sem precisar. Agora, leia este cartum.
6. O cartum retrata oito cenas diferentes. Na primeira cena, vemos um homem segurando uma criança pela mão.
a) O que esse homem provavelmente é do menino?
________________________________________________________________
b) O que as outras crianças têm nas mãos?
________________________________________________________________
c) E o menino que está com o homem, ele também tem nas mãos a mesma coisa?
________________________________________________________________
d) Pense... O menino parece estar infeliz por isso?
________________________________________________________________
7. Observe agora a segunda cena:
a) O que o homem está examinando sobre a mesa?
________________________________________________________________
b) Ele parece ser um homem que tem bastante dinheiro? Por quê?
________________________________________________________________
8. Na terceira e na quarta cenas:
a) O que o homem dá de presente para o menino?
________________________________________________________________
b) Esse presente é menos ou mais do que o número 2 que os outros meninos
tinham nas mãos? Por quê?
________________________________________________________________
c) O que significa o gesto que o homem faz, de levantar o braço, com o punho fechado?
________________________________________________________________
9. Observe a quinta e sexta cenas:
a) Que reação as outras crianças têm quando vêem o menino com o número 4 na mão?
________________________________________________________________
b) E qual é a reação do menino quando vê o garoto de óculos com o número 6 na mão?
________________________________________________________________
10. Observe as duas últimas cenas:
a) Na sétima cena, o garoto joga o número 4 no chão, aos pés do homem. Por que você acha
que ele fez isso?
________________________________________________________________
b) O que ele pede ao homem na oitava cena?
________________________________________________________________
c) Por que você acha que ele fez esse pedido?
________________________________________________________________
11. Entre o menino e as outras crianças acabou nascendo uma relação de que tipo?
Marque 1 para a relação mais forte, 2 para a mediana e 3 para a baixa:
( ) uma amizade ( ) uma competição ( ) uma brincadeira
CEREJA, William Roberto. São Paulo: Atual
12) Imagine que você é um(a) repórter.
Escreva no espaço abaixo uma notícia para um jornal que circule em sua cidade usando as
seguintes palavras: prejudicando – ignorada – alegou – protestou.
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Aluno(a): ______________________________________________ Data: __/__/__
Professor (a): ____________________________________________
Disciplina: Matemática 5º Ano
Resolva as atividades com atenção.
1- Calcule mentalmente:
a) 45 x 100= ______________ b) 155x 10= _______________ c) 99 x 100= _____________
2) Leia os valores abaixo e em seguida escreva-os por extenso:
a) R$ 21.234,55= ______________________________________________________________
b) R$ 5412.309,30= ____________________________________________________________
c) R$ 13, 24= ________________________________________________________________
d) R$ 909,76= ________________________________________________________________
e) R$ 1,50= __________________________________________________________________
f) R$ 22,34=__________________________________________________________________
3) – Escreva o número que tem 4 unidades a mais do que 3.299.496.
_______________________________________________________________
4 – Escreva em forma de numeral:
a) 3 milhões + 4 milhares + 7centenas
_______________________________________________________________
b) 9 milhares + 8 centenas + 7 dezenas + 5 unidades
_______________________________________________________________
c) 1 bilhão + 5 centenas de milhões + 6 centenas de milhares + 9 dezenas
_______________________________________________________________
5 – Escreva o antecessor e o sucessor dos números a seguir
_____________________ 1. 000.000 _____________________
_____________________ 25.649 ______________________
_____________________ 12.500.100_____________________
6 – Observe o número 55.781.407 e faça o que se pede:
a) Qual o algarismo que ocupa a ordem das dezenas de milhar?
_______________________________________________________________
b) Quais são os diferentes valores assumidos pelo algarismo 7, de acordo com a posição
ocupada? ______________________________________________
c) Quantas classes esse número possui? ______________________________
d) Qual o nome da ordem ocupada pelo algarismo 0?
______________________________________________________________
e) Faça a decomposição desse número:
____________________________________________________________________________
6 – Escreva, por extenso, os números abaixo e, em seguida, coloque-os em ordem crescente:
a) 723
_____________________________________________________________
b) 3.547
_________________________________________________________________________
c) 668.129
_________________________________________________________________________
d) 12.587.987
____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
e) 4.517.100.915
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
7- Resolva as divisões e circule o resultado correto:
600 : 12 = 45 20 25 35 40 60
830 : 10 = 95 90 85 80 75 70
210 : 5 = 20 25 30 35 40 45
37 : 2 = 30 25 20 15 10 5
400 : 9 = 30 35 40 45 50 55
404 : 4 = 75 80 85 90 95 100
175 : 8 = 5 10 15 20 25 30
600 : 12= 45 20 25 35 40 60
830 : 10 = 95 90 85 80 75 70
210 : 5 = 20 25 30 35 40 45
37 : 2 = 30 25 20 15 10 5
400 : 9 = 30 35 40 45 50 55
404 : 4= 75 80 85 90 95 100
175 : 8= 5 10 15 20 25 30
8- Faça as seguintes multiplicações e veja que resultados curiosos:
12 345 679 X 18 =
12 345 679 X 36 =
12 345 679 X 27 =
12 345 67 X 45 =
Professor (a): ____________________________________________
Disciplina: Língua Portuguesa 5º Ano
ATIVIDADE 1
Leia o texto com atenção:
As Bruxinhas
Galatéia e Brunevides estavam tomando sol nas seringueiras da praça. Tinham acabado de chegar em suas vassouras mágicas. Eram duas bruxinhas minúsculas que adoravam aventuras. Então, cansadas de só fazer o mal, lá no castelo onde moravam, resolveram ir para a cidade. E agora, na vila, preparavam-se para fazer as mais incríveis benfeitorias. E, ainda por cima, por encomenda. No meio das plantas enxergaram um sapo. Galatéia fez a voz mais doce que podia e perguntou:
- Ei, amigo sapo, que tal virar príncipe?
O sapo abriu e fechou os olhos:
- Sei não.
- Como é que não sabe? Insistiu a bruxa Galatéia, enquanto Brunevides apoiava, fazendo sinais com a cabeça. Quer vida melhor que a de príncipe?
- Como é vida de príncipe? Quis saber o sapo, curioso. E Brunevides, paciente, explicou:
- Vida de príncipe é uma beleza! Não faz nada o dia inteiro. Come-se do bom e do melhor e ainda por cima desencantam-se princesas com um beijo.
- Vamos por partes – disse o sapo, bocejando.
- Não fazer nada o dia inteiro deve ser chato pra burro. Comer do bom e do melhor é
questão de gosto; depende muito do que se come.
- Faisão assado, javali na brasa...
- Puft! – cuspiu o sapo – quanta porcaria!
- E a terceira é ainda pior. Imagine desencantar princesas adormecidas há séculos. Só dando um bom banho nelas antes...
- Ô seu sapo sem romantismo! – bufou a Galatéia.
- Quer dizer que você não quer ser príncipe?
- Pra falar a verdade, prefiro continuar sendo sapo. Caço o dia inteiro e nem vejo o dia passar; gosto de comer moscas e não javalis na brasa; e ainda vou me casar, no mês que vem, com uma linda sapa que nunca dormiu tanto assim e, além do mais é muito cheirosa...
( CHAVES, Maurismar e Almeida, Marina. Língua Portuguesa. Editora Tropical)
É preciso refletir sobre as decisões que você tomará em sua vida, porque fazemos escolhas
e nem sempre a escolha feita por seu colega é a melhor para você.
É preciso refletir sobre as decisões que você tomará em sua vida.
2) Após a leitura do texto “ As Bruxinhas” responda as questões abaixo:
a) Se você fosse o sapo, queria ou não ser transformado em príncipe? Por quê?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
b) No texto, como a bruxa Brunevides, descreve a vida de príncipe?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
c) Escreva um motivo que o sapo comentou no texto para não querer virar príncipe. ________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
d) Por que as bruxinhas resolveram ir para a cidade abandonando o castelo?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
e) O texto fala de duas bruxinhas que deixaram de fazer maldades e resolveram fazer o bem.
Você acredita que alguém que vive fazendo o mal pode mudar? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
3) Leia o parágrafo a seguir. Observe que os substantivos originais do texto foram
retirados. Complete os espaços com outros substantivos que se encaixam no trecho abaixo.
Galatéia e Brunevides estavam tomando sol nas __________________da praça.
Tinham acabado de chegar em suas ________________mágicas. Eram duas
______________minúsculas que adoravam aventuras. Então, cansadas de só fazer o mal, lá no ___________onde moravam, resolveram ir para a______________. E agora, na
_______________, preparavam-se para fazer as mais incríveis benfeitorias. E, ainda por
cima, por encomenda. No meio das plantas enxergaram um ____________________.
Usamos expressões para indicar características dos substantivos. Estas palavras que
acompanham o substantivo são chamados de adjetivos.
4) Leia o trecho abaixo e escreva os dois adjetivos usados para caracterizar a sapa.
“...e ainda vou me casar, no mês que vem, com uma linda sapa que nunca dormiu tanto assim e, além do mais é muito cheirosa...”
_____________________ __________________
5- Na sua opinião, como as bruxinhas se sentiram com a decisão do sapo?
Escreva um parágrafo, de duas a quatro linhas, para finalizar a história .
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
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ATIVIDADE 2
Como nascem os filhotes de jacaré
Uma fêmea de jacaré, por exemplo, pode colocar até 40
ovos. Os jacarés são os únicos répteis que não abandonam o ninho
até a hora do nascimento. Elas são excelentes mães e acompanham o filhote desde a saída
do ovo até a entrada deles no rio.
Então, é bom olhar o bichinho aí, só de longe, né? E não é pra menos que eles andem
assustados... Infelizmente, sua pele é perseguida pelos caçadores que a vendem para a
confecção de bolsas, cintos e malas. Esta caça predatória põe em risco não só a vida do
próprio jacaré, como a do meio ambiente onde vivem.
1 – O texto acima esta escrito no pretérito, presente ou futuro? O que você observou para chegar a essa conclusão?
___________________________________________________________________
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2 – Re-escreva o 1º parágrafo do texto acima, passando os verbos para o futuro do pretérito. (inclusive o título) :
____________________________________________________________________________
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3. Leia:
MATERIAL ESCOLAR – UMA DAS COISAS MAIS GOSTOSAS DE ESTUDANTE
Pensando nisso Toquinho e Mutinho fizeram esta música:
Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o BÊ-A-BÁ em todos os desenhos
coloridos vou estar. A casa , a montanha, duas nuvens no céu e um sol a sorrir no papel.
Sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver ,te acompanhar nas
provas bimestrais, você vai ver. Serei sempre seu confidente fiel, se seu pranto molhar meu
papel.
Sou eu que vou ser seu amigo, vou lhe dar abrigo, se você quiser quando surgirem seus
primeiros raios de mulher. A vida se abrirá num feroz carrossel e você vai rasgar meu papel.
O que estará em mim comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer. Só peço a você um favor, se
puder: não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho e Mutinho. Toquinho e Suas Canções Preferidas .
4 – Pense em todo material escolar que você possui e diga qual é o que mais você gosta.Por
quê? Escreva em forma de um texto infográfico.( valor 1,0 )
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____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
5) As propagandas nos estimulam a comprar determinados produtos. E muitas vezes
nós compramos, mesmo sem precisar. Agora, leia este cartum.
6. O cartum retrata oito cenas diferentes. Na primeira cena, vemos um homem segurando uma criança pela mão.
a) O que esse homem provavelmente é do menino?
________________________________________________________________
b) O que as outras crianças têm nas mãos?
________________________________________________________________
c) E o menino que está com o homem, ele também tem nas mãos a mesma coisa?
________________________________________________________________
d) Pense... O menino parece estar infeliz por isso?
________________________________________________________________
7. Observe agora a segunda cena:
a) O que o homem está examinando sobre a mesa?
________________________________________________________________
b) Ele parece ser um homem que tem bastante dinheiro? Por quê?
________________________________________________________________
8. Na terceira e na quarta cenas:
a) O que o homem dá de presente para o menino?
________________________________________________________________
b) Esse presente é menos ou mais do que o número 2 que os outros meninos
tinham nas mãos? Por quê?
________________________________________________________________
c) O que significa o gesto que o homem faz, de levantar o braço, com o punho fechado?
________________________________________________________________
9. Observe a quinta e sexta cenas:
a) Que reação as outras crianças têm quando vêem o menino com o número 4 na mão?
________________________________________________________________
b) E qual é a reação do menino quando vê o garoto de óculos com o número 6 na mão?
________________________________________________________________
10. Observe as duas últimas cenas:
a) Na sétima cena, o garoto joga o número 4 no chão, aos pés do homem. Por que você acha
que ele fez isso?
________________________________________________________________
b) O que ele pede ao homem na oitava cena?
________________________________________________________________
c) Por que você acha que ele fez esse pedido?
________________________________________________________________
11. Entre o menino e as outras crianças acabou nascendo uma relação de que tipo?
Marque 1 para a relação mais forte, 2 para a mediana e 3 para a baixa:
( ) uma amizade ( ) uma competição ( ) uma brincadeira
CEREJA, William Roberto. São Paulo: Atual
12) Imagine que você é um(a) repórter.
Escreva no espaço abaixo uma notícia para um jornal que circule em sua cidade usando as
seguintes palavras: prejudicando – ignorada – alegou – protestou.
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Aluno(a): ______________________________________________ Data: __/__/__
Professor (a): ____________________________________________
Disciplina: Matemática 5º Ano
Resolva as atividades com atenção.
1- Calcule mentalmente:
a) 45 x 100= ______________ b) 155x 10= _______________ c) 99 x 100= _____________
2) Leia os valores abaixo e em seguida escreva-os por extenso:
a) R$ 21.234,55= ______________________________________________________________
b) R$ 5412.309,30= ____________________________________________________________
c) R$ 13, 24= ________________________________________________________________
d) R$ 909,76= ________________________________________________________________
e) R$ 1,50= __________________________________________________________________
f) R$ 22,34=__________________________________________________________________
3) – Escreva o número que tem 4 unidades a mais do que 3.299.496.
_______________________________________________________________
4 – Escreva em forma de numeral:
a) 3 milhões + 4 milhares + 7centenas
_______________________________________________________________
b) 9 milhares + 8 centenas + 7 dezenas + 5 unidades
_______________________________________________________________
c) 1 bilhão + 5 centenas de milhões + 6 centenas de milhares + 9 dezenas
_______________________________________________________________
5 – Escreva o antecessor e o sucessor dos números a seguir
_____________________ 1. 000.000 _____________________
_____________________ 25.649 ______________________
_____________________ 12.500.100_____________________
6 – Observe o número 55.781.407 e faça o que se pede:
a) Qual o algarismo que ocupa a ordem das dezenas de milhar?
_______________________________________________________________
b) Quais são os diferentes valores assumidos pelo algarismo 7, de acordo com a posição
ocupada? ______________________________________________
c) Quantas classes esse número possui? ______________________________
d) Qual o nome da ordem ocupada pelo algarismo 0?
______________________________________________________________
e) Faça a decomposição desse número:
____________________________________________________________________________
6 – Escreva, por extenso, os números abaixo e, em seguida, coloque-os em ordem crescente:
a) 723
_____________________________________________________________
b) 3.547
_________________________________________________________________________
c) 668.129
_________________________________________________________________________
d) 12.587.987
____________________________________________________________________________
______________________________________________________________________
e) 4.517.100.915
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
7- Resolva as divisões e circule o resultado correto:
600 : 12 = 45 20 25 35 40 60
830 : 10 = 95 90 85 80 75 70
210 : 5 = 20 25 30 35 40 45
37 : 2 = 30 25 20 15 10 5
400 : 9 = 30 35 40 45 50 55
404 : 4 = 75 80 85 90 95 100
175 : 8 = 5 10 15 20 25 30
600 : 12= 45 20 25 35 40 60
830 : 10 = 95 90 85 80 75 70
210 : 5 = 20 25 30 35 40 45
37 : 2 = 30 25 20 15 10 5
400 : 9 = 30 35 40 45 50 55
404 : 4= 75 80 85 90 95 100
175 : 8= 5 10 15 20 25 30
8- Faça as seguintes multiplicações e veja que resultados curiosos:
12 345 679 X 18 =
12 345 679 X 36 =
12 345 679 X 27 =
12 345 67 X 45 =
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Hino de Rondônia/Bandeira
Céus de Rondônia
Letra por Joaquim de Araújo Lima
Melodia por José de Mello e Silva
Quando nosso céu se faz moldura
Para engalanar a natureza
Nós, os bandeirantes de Rondônia,
Nos orgulharmos de tanta beleza.
Como sentinelas avançadas,
Somos destemidos pioneiros
Que nestas paragens do poente
Gritam com força: somos brasileiros!
Nestas fronteiras, de nossa pátria,
Rondônia trabalha febrilmente
Nas oficinas e nas escolas
A orquestração empolga toda gente;
Braços e mentes foram cantando
A apoteose deste rincão
Que com orgulho exaltaremos,
Enquanto nos palpita o coração
Azul, nosso céu é sempre azul -
Que Deus o mantenha sem rival,
Cristalino sempre puro
E o conserve sempre assim.
Aqui toda vida se engalana
De belezas tropicais,
Nossos lagos, nossos rios
Nossas matas, tudo enfim
Uso do Til
Quando escrevemos usamos vários sinais diferentes, que modificam os sons das palavras. Um desses sinais é o “til”, que parece a letra s deitada (~).
O “til” é um sinal e não um acento.
Na língua portuguesa o “til” aparece em cima das vogais “a” e do “o”. Em outras línguas, pode aparecer em outras letras.
Não é correto fazer um til grande, que fique em cima de outras letras.
A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem.
O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.
Em alguns casos, quando indicamos que temos mais de duas coisas ou pessoas, usamos as palavras no plural, indicando uma quantidade maior. Leia o quadro e observe as diferenças:
O “til” é um sinal e não um acento.
Na língua portuguesa o “til” aparece em cima das vogais “a” e do “o”. Em outras línguas, pode aparecer em outras letras.
Não é correto fazer um til grande, que fique em cima de outras letras.
A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem.
O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.
Em alguns casos, quando indicamos que temos mais de duas coisas ou pessoas, usamos as palavras no plural, indicando uma quantidade maior. Leia o quadro e observe as diferenças:
Por Orlando de Oliveira
Graduado em Pedagogia
Advérbios
Para facilitar nossa compreensão sobre este tema, analisaremos primeiramente as seguintes orações:
Eu gosto muito de sorvete com calda de chocolate
Meu cãozinho recebe-me carinhosamente
Nas férias eu visitei Fernando de Noronha
Os termos que estão destacados se ligam diretamente ao verbo revelando algo sobre ele. Entenda como se dá este processo:
Eu gosto muito – A palavra muito indica a proporção. Como poderia ser pouco, mais ou menos, e assim por diante.
Recebe-me carinhosamente – Indica a maneira como o cão recebe seu dono. Como também poderia ser ferozmente.
Eu visitei Fernando de Noronha – Revela o lugar visitado por alguém. Poderia ser outro qualquer.
Desta forma, podemos classificar o advérbio como o termo que se refere ao verbo, modificando-o.
Com o objetivo de ampliarmos os nossos conhecimentos, vejamos a seguir uma relação com os principais tipos de advérbios:
Lugar – aqui, ali, perto, longe, Brasília, Maceió, na praça, no colégio, entre outros.
Ex: Fábio mora aqui.
Afirmação – sim, com certeza.
Com certeza irei à sua festa de aniversário.
Dúvida - talvez, possivelmente, acaso, decerto.
Talvez hoje conhecerei seus primos.
Negação - nunca, jamais, não.
Eu não obtive boa nota na avaliação.
Modo – calmamente, docilmente, bem, mal, alegremente, devagar, ruidosamente, e outros
Mamãe me abraça alegremente.
Intensidade – muito, pouco, bastante, menos, demais, tão, quanto.
Estou muito feliz com a sua chegada.
Por Orlando de Oliveira
Graduado em Pedagogia
Eu gosto muito de sorvete com calda de chocolate
Meu cãozinho recebe-me carinhosamente
Nas férias eu visitei Fernando de Noronha
Os termos que estão destacados se ligam diretamente ao verbo revelando algo sobre ele. Entenda como se dá este processo:
Eu gosto muito – A palavra muito indica a proporção. Como poderia ser pouco, mais ou menos, e assim por diante.
Recebe-me carinhosamente – Indica a maneira como o cão recebe seu dono. Como também poderia ser ferozmente.
Eu visitei Fernando de Noronha – Revela o lugar visitado por alguém. Poderia ser outro qualquer.
Desta forma, podemos classificar o advérbio como o termo que se refere ao verbo, modificando-o.
Com o objetivo de ampliarmos os nossos conhecimentos, vejamos a seguir uma relação com os principais tipos de advérbios:
Lugar – aqui, ali, perto, longe, Brasília, Maceió, na praça, no colégio, entre outros.
Ex: Fábio mora aqui.
Afirmação – sim, com certeza.
Com certeza irei à sua festa de aniversário.
Dúvida - talvez, possivelmente, acaso, decerto.
Talvez hoje conhecerei seus primos.
Negação - nunca, jamais, não.
Eu não obtive boa nota na avaliação.
Modo – calmamente, docilmente, bem, mal, alegremente, devagar, ruidosamente, e outros
Mamãe me abraça alegremente.
Intensidade – muito, pouco, bastante, menos, demais, tão, quanto.
Estou muito feliz com a sua chegada.
Por Orlando de Oliveira
Graduado em Pedagogia
Artigos
Antes de aprendermos sobre este assunto, observaremos atentamente os termos destacados:
O garoto
Um brinquedo
A bola
Uma maçã
Podemos perceber que os substantivos: garoto, brinquedo, bola e maçã estão acompanhados pelos termos: O, um, a, uma.
Esses termos são denominados de artigos.
Agora que já conhecemos, vamos conceituar o que realmente é o artigo:
O artigo é o termo que acompanha o substantivo com a função de determinar ou especificar.
Quando falamos em determinar, logo devemos pensar da seguinte forma:
A garota – A afirmação está sendo feita sobre uma pessoa, que é a garota.
Poderia também ser o amigo, a professora, ou qualquer outra pessoa de um modo geral.
Já a palavra especificar, significa que estamos nos referindo a uma pessoa, objeto, animal ou a qualquer outro ser, de maneira particular. Como por exemplo, ao dizermos “uma menina”, estamos nos referindo a uma menina somente, e não a todas as meninas.
De acordo com a subdivisão dos artigos, temos:
Artigos definidos – o, a, os, as.
Artigos indefinidos – um, uma, uns,umas.
Por Orlando de Oliveira
Graduado em Pedagogia
O garoto
Um brinquedo
A bola
Uma maçã
Podemos perceber que os substantivos: garoto, brinquedo, bola e maçã estão acompanhados pelos termos: O, um, a, uma.
Esses termos são denominados de artigos.
Agora que já conhecemos, vamos conceituar o que realmente é o artigo:
O artigo é o termo que acompanha o substantivo com a função de determinar ou especificar.
Quando falamos em determinar, logo devemos pensar da seguinte forma:
A garota – A afirmação está sendo feita sobre uma pessoa, que é a garota.
Poderia também ser o amigo, a professora, ou qualquer outra pessoa de um modo geral.
Já a palavra especificar, significa que estamos nos referindo a uma pessoa, objeto, animal ou a qualquer outro ser, de maneira particular. Como por exemplo, ao dizermos “uma menina”, estamos nos referindo a uma menina somente, e não a todas as meninas.
De acordo com a subdivisão dos artigos, temos:
Artigos definidos – o, a, os, as.
Artigos indefinidos – um, uma, uns,umas.
Por Orlando de Oliveira
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